quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Horário de Verão


Olá!

Estamos no Horário de Verão. Isso é bom? Qual o objetivo dessa mudança nos relógios, incluindo nosso relógio biológico?

O objetivo do horário de verão é proporcionar uma economia de energia nos horários de pico, que vai das 18h às 21h, no período do ano em que os dias são mais longos e as noites, mais curtas. A mudança no horário ajuda a reduzir o consumo em cerca de 5%. A economia deve chegar a R$ 280 milhões. O horário de verão vai vigorar entre 21 de outubro e 17 de fevereiro de 2013.

Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como medida para economizar carvão.

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético.

horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões SulSudesteCentro-Oeste. Desde 2008, o início é no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana.

Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde. Sendo assim, exige cuidados com o nosso corpo e a nossa mente. É preciso alguns ajustes e algumas práticas para se manter a forma e o bem estar, mantendo elevado o nível de qualidade de vida.

Algumas pessoas sentem cansaço, fadiga, podendo até mesmo chegar ‘a exaustão. O stress precisa ser bem gerenciado, pois além de mexer com o metabolismo, o forte calor afeta o indivíduo de forma perigosa. Alguns organismos têm mais facilidade de adaptação, outros menos. Como você se comporta nesse período?

Dicas: faça refeições leves, beba muito líquido, faça exercícios, caminhadas, respire melhor. Exercícios mais leves, como Yoga, Tai Chi, Hidroginástica, Dança, entre outros, devem ser praticados. Massagens sempre nos leva ao relaxamento e ativa nosso metabolismo, encontrando o ponto de equilíbrio. Procure manter sua rotina, seus horários e suas atividades, agora ajustados.

Cuide-se bem e Seja Feliz!

Saudações!

Fernando Hartmann

Nenhum comentário: