quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Administração e o Tantra


Olá!

Profissional no campo do Desenvolvimento Humano há mais de 36 anos, tenho formação acadêmica em Administração, Psicologia e especialização em Relações Humanas. Em paralelo, fiz formação na Medicina Chinesa, estudando, praticando e ensinando Tai Chi, Shiatsu, entre outras terapias vindas da China e do Japão. Da mesma forma, com as Artes Indianas, através do Yoga, da Meditação e das Massagens Anti Stress, Ayurveda e Tântrica. Quando abandonei a Medicina Chinesa, fiz especialização no Tantra (=teia), integrando o Yoga Tântrico e a Massagem Tântrica.

Muitas pessoas me perguntam o que tem a ver a Administração com o Yoga e as Massagens. Respondo: Tudo! Desde cedo, desenvolvi as técnicas de gestão pessoal e empresarial, quando pegava material para vender em ferro velho, como vidro, papel, metais, plásticos, etc, para comprar material para fazer pipa (papel, cola de madeira, linha, etc), fazia cerol, e brincava de pipa; nas festas juninas, fazia balões, soltava e corria atrás deles. Lembro uma vez que soltamos um grande balão com fogos e pegou fogo e corremos atrás para acompanhar, como fazíamos sempre (eu e minha equipe). Chegando onde a boca havia caído, com a caixa de fogos, estes começaram a estourar para todos os lados e me escondi atrás de uma árvore para não ser atingido. Em outra vez, soltamos três balões unidos por uma grande armação feita de bambu e iluminada por lamparinas de papel com velas e ele, muito pesado, caiu nos fios de alta tensão, causando grande explosão e tirando a luz de todo o bairro. Imagine você o sufoco para entrar em casa? Moradores e familiares querendo espancar nossa equipe. Eu já estava desenvolvendo a visão de reciclagem, sustentabilidade, trabalho em equipe, gestão de conflitos, entre outras habilidades.

Por outro lado, eu era muito introspectivo, gostava e ainda gosto muito de ler, meditar, caminhar, estar junto ‘a natureza (Parque Laje era meu cantinho de recolhimento preferido: levava mochila com lanche, água, livro, caderno e caneta e passava horas lá, recolhido, lendo, escrevendo poesias e textos, meditando, contemplando a natureza do local). Desenvolvi as práticas de Yoga desde cedo. Fiz diversos cursos de formação, assim como as Massagens. O que mais me tocou foi os de Tantra, que significa teia. Bela, rica e muito ampla e profunda, encontrei ali minha filosofia de vida e assim, pratico, ensino e continuo estudando até os dias atuais. Procuro compartilhar sempre a sabedoria oriental, mesmo no campo da administração.

Sabemos que tudo na vida advém de nossas escolhas e os resultados delas se espalham por uma imensa teia cósmica (tantra). A gestão pessoal, assim como a empresarial, tem grande importância no nosso crescimento e da humanidade. É a consciência do nosso compromisso, da nossa responsabilidade e das nossas ações que irá determinar o quão bons poderemos ser, o quão importantes as organizações às quais estamos à frente podem se tornar. O administrador exerce um papel determinante na construção de um mundo melhor. O terapeuta no bem estar das pessoas e o artista, na sensibilização do povo. Já cantava o poeta Milton: “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Grandes poderes, grandes responsabilidades, grandes compromissos. São os nossos papéis!

Por isso acredito, que tudo no Universo se integra, interage, formando essa grande Teia Cósmica (Tantra) que os mestres tântricos da antiga Índia já nos ensinam há mais de sete mil anos...

E a galera hoje afirma: “Tamo junto!”

Tamo ou não tamo?

Namastê!

Fernando Hartmann

Nenhum comentário: