segunda-feira, 23 de junho de 2014

Humanizando o Mundo. Divinizando o Ser

Humanizando o Mundo, Divinizando o Ser

Por: Fernando Hartmann
Todo o Universo é formado por Leis. A compreensão dessas Leis pelo ser Humano é de fundamental importância para a harmonia do Universo. Quando o ser Humano coloca em prática, vivencia essas Leis, ele alcança a comunhão com o Criador, aprimora sua vida e seu Ser e ajuda aos demais, a Vida.

Vida é vivência, viver é praticar o conhecimento adquirido. Quanto mais elevados nossos conhecimentos, mais elevada, nobre e bela é a nossa vida. Precisamos ser práticos, viver e expressar nosso conhecimento sobre as Leis Naturais e Divinas.

Quando conhecemos as Leis Divinas, conhecemos o Universo. Quando conhecemos o Universo, conhecemos a nós mesmos. A recíproca é verdadeira. Quando nos conhecemos, dominamos essas leis e as utilizamos para o nosso bem e para o bem dos demais. Vivemos em harmonia. Somos saudáveis em corpo e mente. Temos paz, equilíbrio, alegria, serenidade, amor... Somos plenos de divindade. Somos conscientes de nossos poderes.

O mundo é um laboratório repleto de possibilidades para experiências transcendentais, onde desenvolvemos nossas faculdades superiores, inferiores e latentes de despertarmos as adormecidas, o que vale a pena.

Cada um de nós tem uma missão a cumprir aqui na Terra. Precisamos conhecê-la e realizá-la o melhor que podemos. Temos deveres e direitos de ordem material, vital, mental e espiritual. Para cumprirmos nossa missão na vida, segundo a vontade divina e nossas aspirações, devemos aceitar as complexidades existentes e enfrentá-las, superá-las, vencê-las e tornar bem-sucedido nosso período de vida no mundo material, físico. O contato mais direto, profundo e verdadeiro com as Leis Universais e com a Natureza nos dá harmonia com os nossos Eu Interior e Superior e com o Cosmos. Muitas vezes, isso é mais sublime do que nos retirarmos do mundo e negá-lo, nos escondendo em monastérios. A verdade deve ser suprema.

É admirável a dedicação de nossa vida ou parte dela às obras sociais de humanização do mundo e divinização do Ser, aplicando nosso conhecimento em favor da Vida, ao alívio do sofrimento e da dor, à diminuição da miséria, ao caminho da prosperidade humana e social, ao fortalecimento do companheirismo, da fraternidade, do pensamento positivo, das emoções e sentimentos elevados e das ações nobres. Um modo prático de viver e realizar os sonhos da Alma, com saúde, paz, felicidade, tolerância, compreensão, união, amor...

Devemos estar em comunhão com Deus, cooperando com Ele e suas Leis. Devemos realizar as atividades de forma consciente e harmoniosa, sem egoísmo ou pensamento de vingança. Nossas ações devem ser planejadas a partir de pensamentos amplos, positivos e elevados, com extensão ao máximo de pessoas, à sociedade, cooperando com o bem-estar e crescimento de todos, sendo de utilidade cósmica. Assim, estaremos cooperando com um mundo melhor, a partir da formação de um Ser melhor: nós mesmos.

Ao trabalharmos em integração com as forças cósmicas, recebemos sua cooperação nas realizações dos nossos ideais e metas, os propósitos de vida. É necessário, porém, obtermos méritos através do pensar e agir sinceros, visualizando o que desejamos.

Precisamos conhecer e utilizar nossa força pessoal e o poder cósmico e solicitar a ajuda do cosmos em algo amplo, grandioso ou complexo. Devemos estar preparados para a rotina do dia-a-dia. É importante lançarmos ao Cosmos nossas intenções e agirmos para alcançá-las. Devemos fazer nossa parte e deixar o Cosmos fazer a sua. Exigir ou impor ao Cosmos nossa vontade é sinal de fracasso. Podemos solicitar o que queremos, desejamos, idealizamos, aspiramos, mas o como, devemos deixar para o ilimitado Cosmos.

O primeiro aspecto que precisamos trabalhar para obtermos a harmonia, a paz e a realização de nossos sonhos é a conquista e a manutenção da saúde. Saúde total, plena, do corpo, da mente, das emoções, dos sentimentos, das energias e a saúde interna do Ser.

Precisamos de um corpo forte, flexível e pronto para a ação devida. A mente perceptiva, alerta, expansiva, plástica, criativa e concentrada. Emoções saudáveis, positivas, equilibradas de autoconfiança, alegria e entusiasmo pela vida. Energias vitais refeitas, revigoradas, ativas e dinâmicas. Para isso, torna-se fundamental o contato com a Natureza, boa alimentação, bom sono, prática de exercícios e meditação.

Devemos lembrar, porém, que acima do corpo e da mente está a nossa alma, a qual deve ser fortalecida, conscientizada. Estar em comunhão com o Criador, em equilíbrio interna e externamente.

Para receber é preciso ofertar; dar e receber faz parte de uma mesma moeda. Dar para receber é mais inteligente. À medida que doamos, recebemos. Entretanto, ofertar com sinceridade, como doação, sem intenção do retorno é a chave que abre as portas para a felicidade. À medida que ofertamos ao mundo o melhor de nós – uma palavra, um sorriso, um gesto e algo mais, recebemos abundantemente. O Cosmos trabalha em nosso favor e as pessoas também.

É imprescindível também desenvolver e alcançar o domínio dos sentidos. Os sentidos básicos: tato, visão, audição, olfato e paladar; além dos mais sutis, onde a intuição é um dos principais. Através da intuição nos ligamos a Consciência Divina mais facilmente, desenvolvemos nosso eu Interior, alcançamos outras formas de conhecimento e revelações. Estamos mais perceptivos e com isso nos tornamos mais produtivos e realizadores, de forma altruísta. Já afirmou Einstein: a imaginação é mais importante do que conhecimento.

Com isso, conseguimos manter e desenvolver saúde, alegria de viver e compartilhar contentamento, prazer com deleite, paz, felicidade, prosperidade, plenitude, Amor... Isso advém do autoconhecimento, a arte de sabermos quem somos e como somos.

Concentre-se em si mesmo alguns minutos diariamente buscando conhecer-se mais e melhor e aperfeiçoar suas formas de pensar, sentir, falar e agir.

Precisamos reconhecer que todo o nosso processo-doença, conflito, sofrimento e alegria, tem causa em nosso interior. Conhecer a nós mesmos, através de métodos para o autoconhecimento torna-se primordial para a paz, a saúde e a plenitude que buscamos consciente ou subconscientemente.

Da mesma forma, médico, terapeuta e professor, devem conhecer seus clientes e alunos além das palavras, mas suas emoções, seus sentimentos e pensamentos mais profundos. Muitas vezes, a percepção adequada e a palavra certa resolvem mais do que medicamentos.

Uma pessoa continuará colhendo os mesmos frutos se continuar pensando e agindo da forma que sempre o fez, independente de medicamentos. A mudança de atitude – física e mental – é essencial se queremos ver nossa vida diferente. Diz o pensamento oriental: “Quando nós mudamos o mundo muda”.

Temos de conhecer a causa das situações, embora conhecê-la não significa encontrar a solução. É necessário o acompanhamento e o auxílio de profissional competente e gabaritado para orientá-lo e direcioná-lo para a solução.

Toda a pessoa que vive em desarmonia com ela mesma, com outros, com o ambiente em que vive ou trabalha, tende a ter problemas e experimenta os seus reflexos em doenças ou conflitos das mais variadas formas. Especialmente se a pessoa acumula e guarda consigo suas frustrações e desilusões durante anos. Retem sentimentos negativos, ressentimentos, mágoas, rancores e mantém atos fora dos padrões cósmicos. Tais pessoas não conseguem ter saúde, paz, felicidade e prosperidade na vida, em nenhum de seus aspectos.

É preciso transformar a sua vida, seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras, ações e energias; mudar a si mesmo. Como? O primeiro passo é fazer um auto-exame, uma avaliação de si mesmo.

Ter problema na vida é a oportunidade que você precisa para crescer, progredir e prosperar. Mergulhe em seu interior e busque a causa até encontrá-la. E, então, procure resolvê-la dentro de você. Assim, tudo estará bem em seu interior e você viverá a relação harmônica que deve haver entre você e todos os seres humanos ao seu redor, a natureza e Deus. Você estará bem e será feliz, fazendo pessoas sentirem-se bem e felizes. Mas isso só ocorrerá quando você estiver bem consigo, com os outros e com o Cosmos.

Pare de transferir frustrações, desilusões, fracassos e tudo o mais que acontece em sua vida para terceiros. Assuma a responsabilidade de seus atos e conseqüências. Analise onde você está e corrija. Caso não consiga sozinho, procure auxílio.

É momento de o ser humano parar de pensar e acreditar que tudo no mundo é isolado ou separado, que os indivíduos – e ele mesmo – são separados, independentes dos outros e do próprio mundo. Precisamos desenvolver a visão holística (total, integral), buscar a unidade humana e cósmica e alcançar a harmonia com o Todo. Isso nos levará à paz, saúde, felicidade, amor e a plenitude de ser e existir. Assim, seremos capazes de transformar obstáculos em oportunidades e alcançaremos os nossos propósitos de Vida.

Precisamos também deixar de pensar e acreditar que o corpo é tudo; que o mundo material é tudo e só isso: o caos. Precisamos mudar nossos pensamentos e ver além, refinar nossas expressões, despertar e desenvolver, utilizar nossos potenciais humanos e divinos. Encontrar nossa origem, que é espiritual, eterna; essa é a nossa maior riqueza.

Aquilo que mais tememos na vida, nunca acontece: a morte. Os outros medos são a expansão do medo da morte. E esta, na verdade, é ilusão. Acontece apenas uma transcendência para outra dimensão. O corpo é a morada do Espírito. E o espírito é eterno, divino e imortal.      

A maioria dos obstáculos é criada pela mente devido ao medo existente da morte, que significa fracasso, incapacidade, fragmentos imaginários que ainda habitam a mente humana primitiva. Precisamos elevar nossos pensamentos e conhecer a verdade e a lei divinas. Precisamos reprogramar nossa mente.

É certo que no caminho existem obstáculos que precisam ser ultrapassados, mas estes fazem parte da evolução e não podem ser razão ou motivo para desanimarmos e muito menos desistirmos de seguir adiante, ao contrário, precisamos fortalecer nossa vontade, a força, a fé e irmos firmemente adiante na direção do nosso propósito, sempre com clareza, consciência, equilíbrio e amor.

O ser humano tem em seu interior um poder criativo que, se integrado ao poder criativo do Universo, é capaz de grandes descobertas e maiores realizações. É capaz de mudar o mundo, levando paz, amor, luz, sabedoria, substituindo o egoísmo, a inveja, o ódio, as emoções tão desgastadas que ainda imperam no mundo. É chegada a hora de conhecer e utilizar esse poder.

Toda a pessoa é um ser divino e a divindade é a realidade. O corpo é um instrumento, ou deve ser, da alma divina que somos. A mente deve buscar o conhecimento da alma e expressa-la, sendo também, ou devendo ser, expressão da alma. A divindade no homem é a sua parte real. Tudo o mais – pensamentos, palavras e ações – devem ser expressão e revelação da mesma.

E existência é a alma, que é divina. Ela é saúde, amor, felicidade, bem-aventurança, alegria, contentamento, paz, compreensão, tolerância, bondade, solidariedade, união, liberdade, plenitude... Olha sempre adiante, para o Alto e para dentro de si, conhece o Cosmos a partir de si mesmo, é altruísta e iluminada. Seu poder é ilimitado. Suas capacidades e potencialidades são vastas. Sua amplitude é infinita. Está acima de julgamentos. É consciência pura. É uma com Deus. Vive a unidade humana e cósmica.

Conhecemos o antigo pensamento: “a união faz a força”. Certamente, ele é muito adequado. Temos conhecimento que até há poucas centenas de anos atrás, assim funcionava o pensamento humano. Nos tempos primitivos, da lavoura, até o início da era industrial, era assim. Depois veio a competitividade brutal e passou a ser “cada um por si e Deus por todos”. Veio a era do individualismo, do “eu sozinho”. Na era Ada informática, as pessoas se isolam. Acontece o caos.

Certamente, a união e a cooperação aumentam a força e a segurança. A unidade do Eu divino de um Ser com o eu divino de todos os seres proporciona paz, harmonia, poder e luz no mundo.

O autoconhecimento faz do ser humano senhor do seu destino. Porém, sem ele, sem o conhecimento de si, o homem é escravo de seu destino e vive em conflito, sofre e é infeliz, porque não cumpre sua missão.

O ser humano deve considerar cada pessoa como parte de sua vida e deve viver harmoniosamente com todos, com a natureza, com Deus, cooperando, ajudando e recebendo ajuda. É impossível viver sozinho, sem considerar os outros seres, a natureza, Deus. É preciso haver a Unidade humana e cósmica.

O bem-estar, a felicidade, a realização de qualquer pessoa deve gerar alegria, satisfação, contentamento, entusiasmo a qualquer outra. Assim deve ser. Caso o contrário aconteça, é sinal de desarmonia, pois há inveja, ciúme, medo. O fracasso de alguém deve significar compreensão do outro e jamais (falsa) alegria, como vemos.

Felicidade gera felicidade, sucesso trás sucesso, alegria, mais alegria. Assim deve ser, natural e essencialmente. Compreensão, tolerância, compaixão, geram amor e sintonizam uns aos outros, às leis universais, a Deus, proporcionando harmonia no Cosmos.

Precisamos substituir os códigos de ética, as convenções morais e religiosas, bem como tantas leis que não funcionam por princípios de vida que elevem a consciência de cada um e de todos. A consciência se desperta e se amplia, não se impõe pela violência e repressão, ou ainda pela opressão e corrupção.

Os veículos de comunicação podem servir para uma atuação saudável no lugar de reforçar o negativo, como acontece. Especialmente a TV, que alcança milhões de lares diariamente, pode ser melhor utilizada. Pode servir como instrumento para apresentação de uma nova forma de viver, especialmente novelas e programas culturais. Por que reforçam sempre o conflito, o egoísmo, o ódio, a vingança,... mostrando as piores cenas? Não é de interesse mudar porque dá mais audiência ou não sabemos fazer diferente? Ruim para os adultos, pior para as crianças.

Os maiores, melhores e mais belos princípios do Universo foram reduzidos à ambição, corrupção e perversão pelas mentes negativas e doentes. É chegado o momento de resgatar a Vida!

Em todos os aspectos de vida, seja pessoal, familiar, afetivo, profissional, social e espiritual, precisamos ser verdadeiros e originais, promovendo a comunhão de nosso Eu Interior com o Eu Interior de cada criatura, com o Eu Superior, com Deus e estarmos em harmonia com as Leis Divinas e com todos. Devemos agir com a consciência divina em nós. Com isso, vamos humanizar o mundo, divinizar o Ser.

O Mundo dos Negócios


É possível o sucesso no ramo dos negócios. É divinamente possível quando o sucesso e a prosperidade profissional e financeira acontecem juntamente com o auxílio ao progresso do ser humano e do mundo, com a preservação ambiental e da natureza. É preciso um coração altruísta, sem egoísmo ou ações ambiciosamente negativas.

Devemos apreciar nossas atividades, gostar do que fazemos e cooperar para o progresso do mundo, da vida, do ser humano. Devemos utilizar nossa riqueza e prosperidade para auxiliar outros que necessitam de ajuda.

Existem os métodos cosmicamente corretos para termos sucesso na vida, sermos plenamente bem-sucedidos em nossa existência física. É certo termos conforto material, desde que por meios éticos e morais aceitáveis e lícitos.

Gozamos com isso, de boa saúde e longevidade, com a jovialidade que nos permite vivenciar grandes descobertas, alcançar mais realizações e compartilhar belos momentos com outros e com a natureza. Nosso período de vida na Terra pode e deve ser plenamente bem-sucedido, positivo e enriquecedor.

Há muito a ser feito. E há motivos vários para fazer. Sucesso e prosperidade gerado no mundo dos negócios é uma forma de proporcionar felicidade e paz a muitas pessoas. Com a colaboração das pessoas bem-sucedidas o mundo certamente será bem melhor, mais valioso. Podemos viver uma vida melhor e ajudar outros a alcançar uma vida próspera, feliz e abundante, através de nosso trabalho.

Resgatar a essência divina em nós e irradiá-la ao mundo, compartilhando as qualidades do Ser é o caminho para um mundo novo, repleto de Paz, Amor, Luz e Prosperidade. Então, vamos compartilhar?

*Adm. Fernando Hartmann
Desenvolvimento Integral
21 - 3279-1909 / 9346-5466
www.fernandohartmann.com.br
www.fernandohartmann.blogspot.com
contato@fernandohartmann.com.br                      


Um comentário:

Mônica Bastos disse...

Quando conhecemos as Leis Divinas, conhecemos o Universo. Quando conhecemos o Universo, conhecemos a nós mesmos.Cada um de nós tem uma missão a cumprir aqui na Terra. Precisamos conhecê-la e realizá-la o melhor que podemos." Perfeito, ótimo texto AdmFernando, que possamos trabalhar com o intuito de sermos seres humanos cada vez melhores.Que possamos aprender a valorizar e respeitar o outro.Sucesso!