domingo, 10 de abril de 2011

Excelência no Atendimento e a Tragédia no Rio de Janeiro


Olá!

Vimos, semana passada, no Rio de Janeiro, mais uma tragédia envolvendo um indivíduo desequilibrado, crianças e adolescentes. Vimos também falha no Atendimento ao Cliente. No final, uma situação triste: treze mortos e ainda vários feridos, alguns em estado grave.

Venho reforçar junto aos Líderes e candidatos a Líderes e Gestores a importância do foco nas atividades que exercemos no nosso dia a dia. Em meus cursos de Excelência no Atendimento, um dos toque que dou é:
  •         Ao receber um cliente na escola ou na empresa, informe-se sobre o que ele deseja e precisa e conduza-o até o setor ou a pessoa responsável, não deixando a pessoa solta, sem direção, sem a presença de um profissional do local acompanhando-o.

Vimos isso acontecer com o assassino na escola, o qual passou por três portões, ficou andando dentro da escola, foi nas salas, fez os disparos, simplesmente sem ninguém acompanhando-o. Se tivesse alguém ao seu lado, como deveria, provavelmente não teria a liberdade para cumprir seu plano. Falha Absurda!

A aplicabilidade de técnicas de gestão é de importância cada vez maior nos dias atuais. Vimos falhas amadoras em lojas e mesmo em grandes empresas, capacitadas tecnologicamente, mas não em atitudes comportamentais em seus colaboradores.

Nesta terça-feira, 12 de abril, vou completar 35 anos de estrada no campo profissional. Com formação acadêmica em Administração de Empresas, Psicologia, especialização em Relações Humanas; formação em paralelo das Artes Chinesas e Indianas, entre elas: Tai-Chi-Chuan, Acupuntura, Shiatsu, Yoga, Meditação, Massagens, ...

Busco cada vez mais, me aprimorar na carência de mercado: Desenvolvimento Humano. Pessoas fazem a Empresa e não tecnologias; Pessoas São, embora estejam em diversos momentos. Crescer, Prosperar, Evoluir como Indivíduos, Pais e Filhos, Cúmplices, Profissionais, lembrando sempre que Somos Seres Divinos e temos em nós, a Sagrada Presença.

Para finalizar, compartilho uma mensagem:

Disse o mestre:

Deus, quando criou o Mundo e as Criaturas, construiu um tesouro para os Humanos, para que encontrassem a Divina Realização no Mundo Material. Perguntou aos Anjos onde colocá-lo e decidiram que o melhor local seria em seu Coração, para que, ao sintonizá-lo, o Amor flua em Pensamentos e Ações.

O que vemos são pessoas vivendo apenas suas ambições, sem olhar para dentro de si, conectar seu Coração, como Alma Divina. Precisamos Olhar para Dentro, para o Alto, para a Frente e seguir o Caminho do Coração.

Cada vez mais, precisamos praticar e estimular ações em prol do Amor, da Paz, da União entre os Seres. Reflitamos sobre a Vida neste final de semana de Luto. E que a Semana que chega nos traga novas possibilidades de Consciência, Percepção e Despertar do Amor, Divino Amor, Sagrado Amor.

Por isso, em minha marca, coloco o coração na cabeça, simbolizando Pensar com o Coração e Sentir com a Mente. isso é possível!

Namastê (=O Deus que Existe em Mim, Saúda o Deus que Existe em Você).

Com Afeto,

Adm. Fernando Hartmann
Gestão Humana & Yoga
21 - 3279-1909 / 9346-5466


2 comentários:

Elizabeth Quadros disse...

Não concordo:
O "cliente" mencionado no terceiro parágrafo, era um ex-aluno. Foi pedir segunda via do documento escolar. A escola estava "em festa" pelos 40 anos de existência. Vários ex-alunos tinham sido convidados para falar aos estudantes.
Isso não é suficiente para entrar no colégio onde você estudou tanto tempo? todo ex-aluno pode ser um assassino em potencial, devendo ser seguido, acompanhado por um segurança, durante a visita na sua escola? desta forma, quantos seguranças cada escola precisa ter permanente?

Justiça seja feita: Não vi falha na segurança desta escola! Este foi o primeiro evento-tragédia deste tipo numa escola, no Brasil.

O que vi é um rapaz adotado, com herança genética de uma mente perturbada; que passou por situações constrangedoras e intimidadoras durante a juventude; que perdeu os pais adotivos que eram sua segurança e referência; e que por fim ainda frequentava uma igreja de ideias extremistas. Um quadro destes pode gerar um indivíduo transtornado como este rapaz, ele provavelmente sofre de esquizofrenia, (doença que permite que a pessoa saiba o que está fazendo, mas sem as referências do "certo" e do "errado").
A meu ver, a culpa desta vez, não é nem dos governantes, nem da escola, nem de ninguém, mas de um ser humano doente. De uma mente perturbada.

Sou Educadora (professora-pedagoga), mãe, avó, cidadã.
Lamento a dor das famílias de Realengo. Lamento o acontecido.
Peço à Deus conforto para estes corações desolados... e apresento minha solidariedade.

Adm. Fernando Hartmann disse...

Prezada Elizabeth,

Agradeço sua presença e seu comentário.

Não houve falha na segurança e sim no atendimento. Até quando vamos esperar a tragédia acontecer para tomarmos providências? É a visão de não prevenção do ocidente. Quando desenvolvermos a cultura da Prevenção, não só na saúde, mas também nas acidentes, muito será evitado.

Como sempre acabamos simplesmente nos lamentando pelos acontecimentos. Isso precisa mudar. Precisamos pró agir, no lugar de apenas reagirmos...

Saudações,

Fernando Hartmann