sábado, 22 de novembro de 2008

Yoga e Relaxamento


Yoga e Relaxamento

Considerando-se o alto nível de estresse nos dias atuais, torna-se de fundamental importância o conhecimento e a aplicação de técnicas de respiração e relaxamento para a manutenção da saúde e da própria qualidade de vida. Existem duas técnicas principais, com suas variações: a passiva e a ativa.


Na passiva, você deita (ou senta) e fecha os olhos. Acalma e aprofunda a respiração, mantendo a concentração em cada parte do corpo, interna e externamente, mentalizando descontração. Relaxa todo o corpo, durante dez a vinte minutos.


No relaxamento ativo, você trabalha ainda mais a respiração. Inspirando, você contrai todo o seu corpo , e ao expirar, relaxa todo o corpo. E faz esse trabalho de inspiração / expiração; contração/expansão. Inspira, contrai; expira, solta, descontrai. Faz isso com o pé esquerdo, depois o direito, os dois pés, perna esquerda, depois a direita, as duas; os quadris. Então, contrai a parte inferior do corpo, dos pés aos quadris. Relaxe!


E prossegue. Abdome e seus músculos e órgãos; tórax e o coração. Em seguida, as costas: contrai na inspiração, solta na expiração; coluna, músculos, pulmões. Depois, a mão esquerda, a direita, as duas; braço esquerdo, o direito, os dois; ombro esquerdo, o direito, os dois; a garganta, o pescoço, nuca, couro cabeludo, cabeça, rosto. Então, inspire e contrai do abdome ao rosto. Expira e solta. E faz de todo o corpo: dos pés ao rosto. Inspira e contrai. Expira e solta.


Para retornar, faz contato com a sua respiração, com o pulsar do seu coração. Movimente o pé esquerdo, suave e conscientemente. Depois, o direito, os dois. Perna esquerda, depois a direita, as duas. E assim até o rosto. E, então, movimenta todo o corpo, para um lado, para o outro, alongando. E, então e importante, espreguiça gostosamente, suspirando, bocejando, despertando.
Sinta-se melhor, mais tranqüila, relaxada, mais saudável, elevando sua auto-estima, a autoconfiança. Sinta-se mais feliz!


Procure sempre voltar com movimentos lentos, suaves, conscientes. Evite movimentos bruscos, apressados. Ao fazê-lo, sente-se por alguns instantes e sinta-se em paz. E então, levante-se e realize seus objetivos do dia.


Renove seu bem-estar a cada dia, ao acordar e ao se recolher.


Yoga é uma arte fantástica. O relaxamento (Yoganidra) é uma das suas atividades.


Pratique desfrute dos resultados!


Namastê!

Fernando Hartmann
Gestão Humana & Yoga
21-3279-1909 / 9346-5466
http://www.fernandohartmann.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

AFF!!!!
Tentei viu...diicil...rs

Adm. Fernando Hartmann disse...

Oi Rosi!

Simplesmente faça e desfrute!!!

Saudações,

Fernando Hartmann