sábado, 12 de julho de 2014

Ciclismo & Sustentabilidade

Ciclismo & Sustentabilidade

Fernando Hartmann

Em nossos dias atuais a Sustentabilidade é praticada com mais consciência. Em termos de definição, sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Segundo o Relatório Brundtland, também conhecido como o documento “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987, sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Assim, para um empreendimento ter a chancela de “sustentável”, ele tem que ser:

- ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo;
- culturalmente aceito.

Ciclismo: excelente opção de transporte sustentável. A bicicleta, segundo os quesitos acima, é um dos meios de transportes mais sustentáveis que possuímos hoje, pois ela é ecologicamente correta (não polui como os outros meios de transporte), economicamente viável (o investimento inicial hoje para se utilizar uma bicicleta é bem baixo, tendo inclusive modalidades de aluguel), socialmente justa (na medida em que a bicicleta é na sua maioria includente), e, neste último quesito (culturalmente aceita), nossa imagem está evoluindo rapidamente junto à população no geral, apesar de repetidos desserviços da grande mídia ao tratar a bicicleta apenas como um produto de lazer.

Pedalando na Cidade

Em vários países e cidades do mundo, a bicicleta já é vista e utilizada como veículo de locomoção para o trabalho e não apenas como instrumento de lazer ou atividade física.
Abaixo, algumas dicas para você pedalar na cidade com mais segurança, sem se envolver em acidentes e garantindo um trajeto tranquilo.

1. Pedale no lado direito da via e, caso necessário, ocupe a faixa. Evite ao máximo pedalar na contra-mão. Na estrada, use o acostamento.
2. Cuidado com carros estacionados. Portas podem ser abertas a qualquer momento, e este acidente é mais comum do que se imagina. Ao passar por carros estacionados, procure observar se há ocupantes dentro destes, o que pode indicar alguém que vai sair sem prestar a devida atenção.
3. Seja previsível aos motoristas. Não mude de direção sem deixar clara a sua intenção. Procure não “costurar” nos congestionamentos e evite ao máximo trafegar pela calçada.
4. E agradeça sempre com sinal de positivo ou dizendo “Obrigado” aos motoristas que se mostrarem civilizados e facilitarem a sua passagem.
5. Não se envolva em discussões inúteis nem xingue os mais estressados.
6. Não execute manobras com sua “bike” para as quais não esteja treinado. É tombo na certa.
7. Procure vestir sempre roupas adequadas ao clima. Durante a noite, dê preferência a cores mais claras.

Pedalando no inverno

O clima já esfriou e a tendência é a temperatura começar a cair bastante nas próximas semanas. Para você não deixar a bicicleta encostada no inverno, compartilho cinco dicas rápidas para você pedalar em dias gelados!

1. Ao iniciar a pedalada, utilize a marcha mais leve possível e pedale rápido por 5 minutos. Assim, você realiza seu aquecimento já na bicicleta;
2. Procure pedalar em um ritmo constante para manter-se aquecido;
3. Pare somente quando extremamente necessário e fique parado o menor tempo possível. Ao parar, dê preferência aos locais mais protegidos do frio;
4. Quando você está pedalando em ritmo forte, principalmente em subidas, seu corpo fica mais aquecido, e quando você para, seu corpo esfria. Por isso, nas paradas e em longas descidas, não se esqueça de se aquecer;
5. Utilize sempre roupas adequadas para a temperatura, mas não se esqueça que o corpo aquece com o pedal e você pode passar calor se usar muitas blusas.


10 benefícios do ciclismo à saúde e ao bem-estar
O ciclismo faz as pessoas se sentirem melhor, provoca uma mudança de vida, além de ajudar na perda de peso e melhorar o humor, segundo participantes da Bike Week, no Reino Unido.

O ciclismo é uma atividade física que reduz o estresse, evita o infarto e aumenta a imunidade. É uma das atividades físicas mais completas por movimentar todo o corpo.

Recorrer à prática de exercícios é a melhor maneira para angariar ganhos duradouros à saúde e o ciclismo pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável.

“Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada”, afirma o cardiologista João Vicente da Silveira. “E vale lembrar que é fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados à prática do esporte, como o uso de capacete”, alerta o médico.

Top 10

1.    Condicionamento físico: o ciclismo trabalha as pernas, coxas, glúteos, além se ser bom para o coração e sistema cardiovascular.
2.    Melhora estética: o aumento da circulação melhora a oxigenação e a chegada dos nutrientes à pele. O ciclismo ainda libera endorfina que proporciona uma sensação de bem-estar.
3.    Limpa a mente: andar de bicicleta é uma oportunidade para se livrar do estresse e preocupações, respirar ao ar livre e até curtir um pouco o sol.
4.    Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.
5.    Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.
6.    Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
7.    Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.
8.    Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.
9.    Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
10. Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. 

Vemos assim a importância de praticar Sustentabilidade e o Ciclismo é uma excelente ferramenta de auxílio e ela e a nós, para a nossa Saúde e Bem Estar que desejamos. Vamos praticar!

Saudações!

Fernando Hartmann

Fonte: http://www.euvoudebike.com


Nenhum comentário: