quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Yoga de Sri Aurobindo


O Yoga de Sri Aurobindo

Sri Aurobindo foi um educador e militante político nascido em Calcutá, Índia, em 15 de agosto de 1872; Morreu em 5 de dezembro de 1950, aos 78 anos, deixando o trabalho espiritual conhecido como "O Yoga de Sri Aurobindo", “Purna Yoga” ou “Yoga Integral”. Aravind Ackroyd Ghose, mais conhecido como Sri Aurobindo, é um dos grandes mestres espirituais da história da humanidade. A  filosofia do Yoga Integral criada por Sri Aurobindo consiste na transformação do ser humano para atingir a realização divina na vida cotidiana.

“O único objetivo de meu Yoga é o auto-desenvolvimento através do qual cada um pode descobrir o Ser Uno em tudo e desenvolver uma consciência mais elevada que irá transformar e divinizar a natureza humana.” Um ensino sem precedentes proposto por Sri Aurobindo é que o homem pode ter a prosperidade material ao lado de seu desenvolvimento espiritual.

No Yoga Integral, o objetivo não é apenas uma libertação transcendente, nirvana, como em outros caminhos espirituais, mas também, além disso, a realização do Divino no mundo físico. Tudo isto faz parte do mesmo processo de realização integral. O Yoga Integral pode ser definido como sendo a Transformação Integral do Ser para a Realização Divina na Terra; Caminho que conduz ao despertar integral do Ser Individual e sua identificação com a Consciência mais alta, realizando transformações na totalidade do Ser e da natureza, para permitir a descida da Luz em sua plenitude na manifestação.

O Yoga Integral é o Yoga da plenitude de Deus, da realização divina. Não é a junção das várias linhas de Yoga e sim a experiência e caminho deixados por um dos grandes mestres da Índia, Sri Aurobindo. Ele percebeu que não bastava o homem encontrar Deus nos planos superiores negando a vida ou fugindo dos problemas do mundo, e sim, trazer para a natureza (corpo, mente e vida) a luz do espírito supremo, solucionando as dificuldades da inconsciência e ignorância humanas. Sri Aurobindo percebeu que na Terra todos os planos de consciência se encontram. Portanto, o paraíso será aqui, concordando com a visão do paraíso terrestre de outros sábios, como Jesus.

O objetivo do Yoga Integral é trazer o poder da Consciência Divina para dentro da mente, vida e corpo. Uma existência Divina na matéria. O objetivo procurado pelo Yoga Integral não é uma aquisição individual, mas algo a ser adquirido para a consciência da Terra.

O Yoga Integral tem como características: A Realização Divina, o Respeito à Individualidade, o Yoga Coletivo, a Consciência do Ser Integral e a Metodologia Integral. Uma aula prática de Yoga Integral é composta de várias etapas, considerada a prática mais completa. Vale a pena conhecer.

Pratique Yoga e Viva Melhor!

Namastê!

Fernando Hartmann
Gestão Humana & Yoga
21 - 3279-1909 / 9346-5466

Um comentário:

Dhu disse...

Uma materia super interessante num texto maravilhoso...Sobre um ser divino.. parabéns!