segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tantra e a Arte de Amar: Artigo

TANTRA E A ARTE DE AMAR*


Por: Fernando Hartmann*

Venho falar sobre o Amor como instrumento de intimidade e prazer, o sentimento mais nobre de alguém para outrem, a partir de si mesmo, o desenvolvimento da sensualidade e da sexualidade, com sensibilidade e sutileza, com arte e leveza, promovendo o compartilhar de energias e o experimento de deleites extasiantes, o orgasmo pleno.

Para esta abordagem, vou utilizar o Tantra, filosofia milenar da Índia, do povo drávida, essencialmente feminino, existente há mais de cinco mil anos, chegando ao ocidente neste final de milênio, quando buscamos resgatar a essência do Ser e do prazer, através da Arte de Amar. Os drávidas reverenciavam a mulher como uma deusa e o Tantra assim o faz. Nas práticas tântricas, a mulher é quem desperta o poder interno do homem.

Tantra significa rede ou teia. Ele promove o autoconhecimento e a evolução interior a partir da sensibilidade e percepção da Alma Humana, utilizando como instrumentos as artes, a criatividade e o prazer. É a expressão mais plena da nossa totalidade; é o conhecer-nos a partir da comunhão com o outro, com a Natureza, com a Vida. Vem resgatar a arte de sentir, de expressar, de compartilhar, de Amar...

Tantra inclui experiências através da integração do físico, do emocional, do mental, do energético/vital, do psíquico e do espiritual – o Ser Holístico no Mundo Holístico. Alcança, experimenta, realiza e vive o orgasmo espiritual, permanecendo em estado de graça por tempo indeterminado.

O Tantra vê no sexo uma prática transcendental, capaz de levar aos praticantes de suas técnicas, maior sensibilidade, leveza, saúde, bem-estar, desenvolvimento interior, paz, felicidade, amor, auto conhecimento e auto-realização. E irradiar toda essa energia ao mundo. Ele propõe a produção de excitação para a ativação dos hormônios, como endorfinas, que combatem o stress negativo, estimula o cérebro, em especial o seu lado direito, entre outros efeitos saudáveis. Com a contenção do orgasmo, a concentração e a sublimação da energia é feita, dando ao organismo maior disposição, força e vitalidade.

A energia sexual é o veículo para o desenvolvimento de potenciais e vai além do prazer, pois a sua canalização pode ser direcionada para a maior produtividade nos estudos, no trabalho, nos esportes e para o crescimento interior, melhorando as relações interpessoais, reduzindo o stress, promovendo saúde, jovialidade e beleza.

O contato sexual é um momento sublime, um encontro capaz de conferir, um ao outro, reciprocamente, o pleno prazer, acompanhado do mais profundo deleite, um estado de graça, leveza e plenitude, formando a unidade em total integração. O Amor tântrico é, por si, uma obra de arte. Devemos fazer da comunhão sexual uma linda oração ou uma bela canção de Amor, fazer da vida uma poesia cósmica, por inspiração divina.

Ame e seja Feliz; seja Feliz Amando-se e ao outro. Vamos compartilhar o Amor! Vamos contemplar a Vida! Vamos espalhar, irradiar felicidade, contentamento e bem-aventurança! Vamos?!


* Partes do artigo com o mesmo tema.

*Adm. Fernando Hartmann
Gestão Humana & Yoga
21 - 3279-1909 / 9346-5466

Um comentário:

Dhu disse...

Nando..Estaremos juntos mais uma vez compartilhando e transmitindo essa arte maravilhosa e cheia de energias..

beijos tantricos