Qualidade de Vida na Empresa
Por: Fernando Hartmann *
A
Empresa é uma entidade organizada e precisa ser bem estruturada para realizar
sua função e alcançar suas metas. O objetivo é o sucesso. Para isso é
fundamental ter objetividade e clareza quanto à cultura, à filosofia e aos
valores. Necessita, também, de materiais e equipamentos, atentando para a alta
tecnologia e a modernidade, passando pela inovação constante. Ser objetiva e
transparente na informação e na relação com clientes e fornecedores é outro
dever da Organização.
A
Revolução Tecnológica e as últimas descobertas da Ciência têm mexido com as
estruturas empresariais e com os processos de gestão. Precisa-se, hoje, dar
atenção permanente ao novo (ou a maneira nova de fazer), para manter a competitividade,
gerando lucros maiores e conquistando a liderança. Hoje, além de existir, é
prioritário ser boa para vir a ser a melhor ou a maior.
Com
a abertura e a globalização do mercado, temos uma nova visão de administração e
economia, aprimorando ou atualizando algumas teorias e tendo outras totalmente
ultrapassadas. O que fariam hoje grandes astros do passado como Ford, Fayol,
Taylor, Marx, entre outros? Certamente, fariam diferente.
Percebemos
hoje um amadurecimento em relação ao passado. Daqui a cem anos todo o processo
hoje defendido poderá estar igualmente superado. Mas o mérito desses homens é
inquestionável, pois é através de suas descobertas e afirmativas – a criação
dos paradigmas - que se pode aprimorar ou mudar. Longas pesquisas, profundas experiências,
“insights” que provocam novas descobertas ou reformulações de antigas teorias,
favorecem e conduzem ao crescimento da humanidade.
O
tema modernidade sugere mudanças. Mudanças na forma de ver, pensar e agir.
Mudar estruturas pede para mudar processos; a recíproca é verdadeira. Mudança
total, plena, global. É preciso mudar, transformar para crescer, mas
primeiramente, modernizar para sobreviver.
Conceitos
e atividades recentes são introduzidos nas empresas tais como: Reengenharia de
Processos, Qualidade Total, Gestão Participativa e Tecnologia de Sistemas de
Informática. O objetivo é o mesmo: fazer a empresa funcionar bem, ser produtiva
e lucrativa.
Atualmente,
temos uma nova visão dos conceitos organizacionais. Ser produtivo não significa
mais produzir em massa e, sim, bem-feito, com qualidade até mesmo de forma
personalizada. Ser lucrativo não é mais ganhar sobre os custos e sim baixá-los,
cortando desperdícios e tornando o preço mais acessível.
A
tecnologia nos oferece uma forma de fazer melhor e mais rápido. A ciência nos
mostra outros canais e caminhos para o aprendizado. Temos inúmeras
possibilidades, hoje em dia, de tornarmos a empresa mais produtiva, lucrativa,
com segurança, qualidade, eficiência e eficácia.
Estão
surgindo novos paradigmas, tais como: trabalho em equipe, saindo o individual;
conhecimentos gerais, em lugar do específico; experiências múltiplas, incluindo
a internacional, em vez de uma apenas; e muitos outros.
O Indivíduo
Todo
trabalho produz um resultado. Trabalho bem-feito gera resultado positivo;
trabalho sem qualidade gera resultado negativo. E a cada dia cresce a cobrança,
tornando o público mais exigente.
Toda
empresa quer lucro, quer também liderança, quer ainda reconhecimento. Em um
mercado aberto e internacionalizado cresce a competitividade e a busca pela
qualidade. Também o empregado quer lucro (um bom salário), quer liderança
(sentir-se capacitado, qualificado para a função, competente) e quer igualmente
reconhecimento (elogios, promoções e novos desafios).
Na
Organização, qual é o elemento que vê, pensa e faz? Evidentemente, é o elemento
humano. Do teto ao chão, do presidente ao operário, é sempre o elemento humano
em ação. É ele quem faz a empresa! A
mente elabora as idéias, ordena os pensamentos, forma os processos, a
estrutura. O corpo coloca as idéias em ação, realiza os movimentos, a dinâmica
empresarial. Uma integração é necessária. Integração esta do pensar e do agir,
como também das hierarquias, formando um todo fortemente estruturado. Esta é uma
empresa vitoriosa, bem-sucedida, sólida, que sobrevive às crises políticas,
econômicas e sociais; uma empresa competitiva, lucrativa e eficaz.
É
freqüente encontrarmos Organizações com um bom serviço de Marketing. O contato
direto causa um impacto negativo; o atendimento é medíocre, o produto é fraco.
Vemos também escritórios muito bem montados e equipados, porém a recepção e o
tratamento são pobres. Vemos, ainda, empresas bastante simpáticas e agradáveis
e o nível de limpeza muito deficiente, o que afasta os clientes. Temos muitas
histórias para contar... Falta estrutura forte e modelo adequado de gestão.
Qualidade Total Significa Satisfação Total
O
sistema empresarial moderno se direciona cada vez mais para a satisfação total.
Além da qualidade total, tão em voga atualmente, quando se procura atender as
necessidades e exigências do cliente, encontramos a satisfação total. A
aproximação da perfeição na confecção do produto ou na realização de um serviço
é alvo cada vez maior. Quando um produto ou serviço alcança um nível elevado
tem a satisfação do cliente que o recebeu, do indivíduo que o produziu,
passando pela pessoa que o distribuiu, pelo gerente que orientou, pelo diretor
da empresa, que tem a certeza da missão cumprida, e a devida expressão dos valores
e da cultura da empresa. Para isso é necessária uma comunicação estimulada e
uma fonte de informação e incentivo adequada.
É
primordial a percepção de que para as tão necessárias, esperadas e desejadas
lucratividade, competitividade e liderança de mercado, o elemento humano
necessita de qualificação e capacitação plenas. O indivíduo é a maior fonte de
lucro de uma Organização e nele deve ser feito o primeiro e o mais alto
investimento. Em uma visão arcaica e ultrapassada, o trabalhador é visto como
custo, prejuízo e objeto descartável. Na visão empresarial moderna, ele é a
maior fonte de investimento. Investir nos recursos humanos da empresa é lucro
certo. Vemos, nas empresas modernas, que o Departamento de RH tem uma atenção
especial. Ele já é o elemento gerador de lucro, pois é responsável em preparar
devidamente o profissional e prestar assessoria a outras instituições.
Todos
sabemos que, quanto menor é a rotatividade de pessoal, menores são os gastos
com processos de admissão, demissão e treinamento. Da mesma forma, quanto menor
é o absenteísmo, maior e melhor é a sua produção. Quanto mais integradas as
equipes, melhor é o rendimento. Quanto mais motivada é a empresa, melhor é a
qualidade global da mesma.
Qualidade de Vida na Empresa
Precisamos
olhar o termo qualidade de forma mais ampla. É ilusão querer oferecer qualidade
se quem produz está infeliz. Quando há infelicidade por alguma razão, seja
salário baixo, má condição de trabalho, entre outras, faltará qualidade total.
Para
haver qualidade total de produto ou serviço, toda a rede que envolve a
confecção ou realização do mesmo, precisa ter Qualidade de Vida. A qualidade
precisa estar além do produto ou do serviço. Precisa quebrar as barreiras do
egoísmo e do individualismo de cada indivíduo, seja operário, gerente ou
diretor. Precisa estar na vida pessoal de cada elemento e ser extensivo às suas
famílias e a comunidade em que vive.
Qualidade
precisa ser compartilhada. Só existe qualidade total de produto ou serviço
quando ela vem acompanhada de qualidade total de vida pessoal e coletiva. Só
existe excelência empresarial, havendo excelência na qualidade de vida pessoal
e coletiva. Esta abrange a comunidade empresarial, familiar e social. E como
estamos diante da globalização do mercado, podemos afirmar que a necessária
qualidade total exige a relação plena da comunidade mundial, planetária e
cósmica.
Precisamos,
inicialmente, realizar a Qualidade Total de Vida, a Reengenharia Humana, a
Parceria do Ser, a Autogestão Participativa, o Gerenciamento Global...
Sejamos
excelentes para fazermos com excelência.
Saudações,
*Adm. Fernando Hartmann
Gestão Humana & Yoga
21 - 3279-1909 / 9346-5466
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