
Yoga e Meditação
No Yoga, Meditar é a arte de não pensar em nada.
No Yoga, Meditar é a arte de não pensar em nada.
Primeiro, existe a Concentração, que significa focalizar a consciência em um único ponto. Depois, vem a Reflexão, que é pensar em algo. E a Meditação, que é o estado de não-mente.
Esvaziamos a mente e alcançamos estados mais amplos e profundos de consciência. Para isso, uma prática contínua e disciplinada torna-se importante.
O primeiro passo é desenvolver o esvaziamento mental, através da prática da concentração. A técnica básica e inicial é sentar (não deitar!), fechar os olhos, com a postura adequada, coluna ereta e respiração profunda. Fazer contato com seu Eu Divino, a Essência Interior. Manter a respiração e ir relaxando o corpo, alcançando a paz interior e mental. Sempre que um pensamento surgir, respirar profundo e deixar o pensamento fora. Concentrar-se na respiração.
No início, o tempo é o suportável pela pessoa. Ir aumentando gradativamente. Um minuto, dois, cinco, dez... O ideal é alcançarmos o tempo de vinte minutos e fazer diariamente, duas vezes ao dia, quando possível, ao amanhecer e ao por do sol ou, pela manhã, ao acordar e à noite, ao se recolher.
Esta prática torna a mente calma, o corpo relaxado e a respiração mais profunda e consciente. E amplia a capacidade de concentração e percepção. Entre os diversos benefícios, estão a ampliação da capacidade cardíaca e pulmonar, maior equilíbrio, mais saúde e vitalidade.
Respire, relaxe, medite e viva melhor!!!
Pratique Yoga hoje e tenha um amanhã Saudável e Feliz!
Namastê!